quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Condomínios: Vilões ou mocinhos?


Considero este, o assunto mais polêmico em relação ao meio ambiente na atualidade.
Não é de agora que as matas do município de Nova Lima estão sendo loteadas e se tornando grandes condomínios de luxo. Isso não acontece apenas no trecho da MG – 30 que liga Nova Lima a Belo Horizonte, mas ao redor de toda sede.
Os condomínios não criam impactos ambientais só pela implantação (que querendo ou não gera desmatamento), mas também pelas atividades que o condôminos criarão. Não posso deixar de citar dois outros fatores: o impacto visual (até hoje não me acostumei com aquela visão do Vale dos Cristais) e a restrição ao lazer, já que se trata de um condomínio fechado e não poderemos desfrutar da área (como já disse o Pedro em seu comentário no post passado).
Quem está sofrendo com esse “boom” de condomínios, sem dúvidas nenhuma, é o Córrego dos Cristais, pois além de receber praticamente todo o esgoto gerado pelos condomínios, recebe também todos os sedimentos ocasionados pelo desmatamento. Sendo assim o córrego pode começar a sentir os efeitos do assoreamento em breve (se já não está sofrendo). Este ano a Prefeitura Municipal de Nova Lima junto com a COPASA construíram na região uma ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, que se realmente funcionar vai dar um alívio muito grande ao córrego, já que diminuirá e muito a quantidade de matéria orgânica na água.
Eu sei que esses condomínios representam uma fatia bem gorda na arrecadação municipal, proveniente dos impostos e de outras tarifas, mas será mesmo que o custo- benefício é realmente viável? Acredito que não.
Não vou me estender mais. Sei que este assunto “dá muito pano para a manga” e acho que já até extrapolei um pouco.

Obrigado pela atenção,
Mário Sati.


9 comentários:

InsetoVermelho disse...

Mário como você é especilista na área deveria me exclarer algo. Bem eu sei que esses lotes da região se não me engano pertecem as Morro Velho ou a Anglo Gold Ashanti ( quanto trabalhei na terceirizada de lá eu fussei alguns documentos xD~~ ).

Porém eu não entendo como a Secretaria do Meio-Ambiente pode liberar grandes áreas para pode fazer esses condomíos... Tem algumas lei conhecida defendendo essas áreas ambientais assim como é a mata do Jambreiro ( Protegida )?

Porque como citei no post abaixo a cidade tá em grande evolução e não tem como expandir no núcleo da cidade e agora está atingindo essas áreas cobertar por verde.


Atenciosamente Li-San~~ =]

Mário Sarti disse...

Fala Alan!!

Bem, mesmo sendo áreas privadas, todo e qualquer empreendimento (público e privado) tem que emitir um documento chamado EIA (Estudo de Impacto Ambiental). Este estudo é realizado por profissionais da área contratados pela própria empresa que quer se instalar na região. Este documento é enviado para os orgãos públicos competentes (FEAM, IEF, IGAM, Secretaria do Meio Ambiente da cidade em que será instalado o empreendimento dentre outros)a partir daí estes orgãos vão permitir ou não a instalação do empreendimento no local.
Em relação aos lotes dos condomínios, a Anglo Gold vendeu estas áreas para as contrutoras.
A Secretaria de Meio Ambiente só pode embargar ou liberar a implantação dos condomínios, não tem nada a ver com a venda ou entrega dos lotes.

Sim, há leis que defendam este tipo de área. Por isso que para realizar qualquer tipo de empreendimento nestas regioes precisa-se do EIA.
Já a área do Jambreiro, é um local protegido por lei federal. Lá nao se pode fazer nenhum tipo empreendimento mesmo com o EIA. É dificil até mesmo fazer visitas neste tipo de área.
Espero que tenha conseguido esclarecer.

Obrigado e continue comentando.
Mário Sarti.

Thiago Carvalho disse...

"Um mal necessário" é o preço que pagamos pelo crescimento, acho interessante que tenha um desenvolvimento sustentável , esta ETE é uma importante atitude da prefeitura para amenizar esse dano ao meio ambiente. "Dos males o menor" porque de uma forma ou de outra esta área seria ocupada seja por empresas ou favela, melhor condomínios não?

Mário Sarti disse...

Thiago Carvalho,

Eu não sou nenhum "ecoxiita", concordo plenamente com sua colocação do "desenvolvimento sustentável". Mas isso não está acontecendo nesta situação. Não sei se você parou para pensar quantos condomínios foram criados em Nova Lima em 8 anos. A minha maior preocupação é esta.
Este preço que pagamos pelo crescimento ao meu ver está muito salgado, como já disse antes o custo-benefício deste empreendimentos não é tão viável (não em longo prazo).
O problema é que os condomínios passaram a ser uma renda de grande porte para a prefeitura sem um investimento muito alto da mesma (salvo a ETE, pois se não fosse realizada seria de mais,
e o desenvolvimento sustentável é muito fragil comparado ao capital. Isso não só em Nova Lima, mas em grande parte do mundo.

Obrigado,
Mário Sarti.

Anônimo disse...

Também não vejo como um "mal necessário".
Temos que pensar o quanto à proliferação destes condomínios aqui em Nova Lima foi benéfico para a cidade. Será que o aumento da arrecadação do município vale a pena desta maneira? E os empregos que estão gerandos, que pra mim não passam de sub-empregos por que só geram empregos de baixa qualificação sendo que os outros cargos são geralmente preenchidos por pessoas de BH. Desenvolvimento para a cidade? Será?
Nova Lima sempre teve suas atividades econômicas controladas pela Morro Velho. E agora deixou de ser diferente?
Acho que os condomínios só trouxeram degradação ambiental e segregação econômica e os maiores culpados disso são a atual Anglo Gold, o legislativo e executivo do município e a população que não consegue perceber o quanto este crescimento é ruim para a nossa qualidade de vida. Coloco a população por que desde que isso começou quem viu alguma comunidade fazer uma paralisação ou movimento contrário? Ficamos parados vendo os prédios e casas crescerem onde costumávamos a nadar ou passear. E ainda chamam isso de desenvolvimento sustentável?
Eu fico é triste por esse crescimento descontrolado e manipulado que está acontecendo aqui em Nova Lima. Primeiramente por que os verdadeiros “ filhos de Nova Lima” futuramente terão de ir morar em BH para dar lugar aos condomínios ou por que não terão condições de comprar imóveis aqui. Segundo por que não acredito que este crescimento imobiliário traga algum desenvolvimento sustentável para a Nova Lima “Sede”. Há quanto tempo temos esta presença aqui em Nova Lima e me digam se a cidade “Sede” se desenvolveu? Muito pelo contrario.
Então não vejo com bons olhos esse crescimento e pior sinto me muito culpada por não cumprir meu papel como cidadã politizada e protestar e defender contra este processo que cada dia torna a nossa cidade um lugar para se morar e não para se viver.

Atenciosamente
Tati Dias

Anônimo disse...

Como foi citado no texto falando da E.T.E pra quem nao sabe o Vale dos cristais tem A E.T.E que atende todo o condominio. Pra quem nunca reparou é so olhar a direita quando estiver indo para bh, e pra esquerda quando tiver vindo pra NL. FIca ali debaixo da trincheira. Só para conhecimento de vcs mesmo.

Abs

Mário Sarti disse...

Sr. Anônimo.
Se você nao viu, foi citado no texto a ETE da Vale dos Cristais. Mas nao vai ser com esta atitude que o Córrego dos Cristais estará salvo de outros tipos de degradações. E eu te faço uma pergunta, a ETE está lá, mas quem te disse que ela já está funcionando??

Obrigado por comentar.
Mário Sarti.

Anônimo disse...

Respondendo. Ali no vale dos cristais tem 2 ETE's. Uma do condominio e a outra que deve atender o vale do sereno nao sei ao certo.

Anônimo disse...

Kd,vc não disse que ia retomar o blog??? rs. bjs