terça-feira, 14 de outubro de 2008

Nova Lima cidade do ouro e do verde?


Bem, desde quando me entendo por gente a cidade de Nova Lima é conhecida como a cidade do ouro pela a extração do mineral na região. Com o passar do tempo a quantidade do mineral ficou pequena e por conseqüência a extração diminuiu. A partir daí verificou-se que denominação “Cidade do Ouro” já não era muito conveniente e decidiu-se implantar outra denominação “Nova Lima, terra do ouro e do verde”, baseando na grande quantidade de matas e áreas vegetativas da região.
A pergunta é: Por quanto tempo Nova Lima vai continuar sendo denominada “Cidade do verde”? Pelo andar da carruagem essa denominação terá que ser trocada em breve. Assim como o ouro as matas e “áreas verdes” municipais estão se esgotando por diversos motivos, o mais evidente é o loteamento dessas áreas. Até a Mata do Jambreiro que é considerada uma RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural sofre com o loteamento em suas margens atenuando o efeito de borda. Uma área que está sendo realmente afetada se situa ao longo do Córrego dos Cristas e ao longo da rodovia MG-30 onde vários condomínios se instalaram. E assim nós novalimenses, a cada ano que se passa, ficaremos sem nossas matas, pois vamos perdê-las para os condomínios de luxo.

No próximo post darei minha opinião sobre os condomínios.

Obrigado pela atenção,

Mário Sarti.

2 comentários:

Pedro Nahass disse...

Fala Mário!!!
Primeiramente, meus parabéns pela iniciativa. Diante de tantas mudanças em nossa cidade, as quais envolvem nosso maior patrimônio, é de essencial importância iniciativas brilhantes e ousadas como essa.
Não me arriscarei a comentar as mudanças ambientais no sentido técnico, pois além de não ter conhecimento suficiente para tal, há uma geração de biólogos novalimenses competentes e bem intencionados se formando agora. Gostaria apenas de registrar meu descontentamento com a limitação de nosso bem-estar, ao sermos impedidos de desfrutar agora das matas e morros que muito contribuíram para a formação de nossa personalidade quando crianças. Os condomínios estão nos enclausurando no asfalto, expondo principalmente as crianças de hoje ao aumento alarmante do uso de drogas e o declínio de outras oportunidades de lazer sadias. É um ciclo vicioso que daqui há alguns anos irá acabar com o ar interiorano de paz e harmonia que sempre nos marcou.
Reitero o grande prazer de participar dessa blogg e conclamo a todos fazermos desse e de outras formas de comunicação um alto-falante da talvez última geração do ouro e do verde, se as coisas não mudarem de rumo.

InsetoVermelho disse...

Olá Mario comentando no seu primeiro post informativo e crítico ( acredite não tinha este ponto de vista ).

Também faço o meu comentário sobre essa forte evolução que a cidade está acontecendo. Devemos observar que o mundo assim como nossas vidas estamos em constantes evoluções.

Acho que não poderemos apenas estagnar com o espaço que temos. Nova Lima tem um grande potencial de crescimento econômico porém é como o personagem Edward Elric do anime Full Metal Alquimist diz: " Lei da troca equivalente. " Irão trocar pedaço do verde por grandes construções de bairros para pessoas da alta sociedade.

A questão é: Até quando será equivalente? Chegará em algum tempo em que quando estiver dentro de meu veículo descendo a avenida presidente kennedy próximo ao bairro cascalho ao envés de estar aquele rico verde, tijolos e aço.

E então aquela frase que eu pensava quando chegava próximo de minha casa " Nossa é algo tão belo que as vezes ninguem da valor " será substituido por: " Agora irão dar mais valor após trocar verde pela cor cinza do aço e marrom dos tijolos? ".

Cada novalimense que não repara no seu ambiente irá perceber a sua importância após retirá-la de seus braços.


Atenciosamente Li-San~~ =]